PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sugestões de filmes com temas abrangendo algum tipo de deficiência

01. A Casa. Um grupo de mulheres portadoras de deficiência mental que falam de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones.
02. A Cor do Paraíso. Filho espera o pai vir buscá-lo para as férias, na escola especial para cegos; o seu pai está relutante em levá-lo para casa, por pensar que o filho cego atrapalhará suas pretensões de se casar de novo.
03. A Força de um Campeão. A luta de um rapaz contra o câncer que o obriga a amputar a perna. Para obter doações para instituições ligadas a pessoas com câncer, ele atravessa todo o Canadá com apenas uma perna.
04. A Maçã. Trata do isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando.
05. A Pessoa é para o que Nasce. História de 3 irmãs cegas de Campina Grande, Paraíba, dirigido por Roberto Berliner.
06. À Primeira Vista. Uma arquiteta de férias num hotel apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para voltar a enxergar. Mostra as dificuldades do voltar a enxergar.
07. À Procura de Mr. Goodbar. Baseado na história real de uma professora de deficientes auditivos.
08. À Sombra do Piano. Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível.
09. After Life. Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.
10. Além dos meus olhos. Ethel e James são um casal de cegos. Sempre viveram bem. Não podem ter filhos e lutam contra a burocracia do Estado e a desconfiança dos assistentes sociais para adotar uma criança.
11. Amargo Regresso. Esposa de oficial americano que luta no Vietnã encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.
12. Amy. Uma mulher deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.
13. As crianças estão bem. Garoto propaganda da MDA (Associação de Distrofia Muscular) torna-se ativista dos direitos dos portadores de deficiência e lidera campanha contra o Telethon, programa de tv apresentado por Jerry Lewis.
14. Asas da Liberdade. Um ex-combatente do Vietnã é internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes.
15. Belinda. História de uma mulher surda, estrelada por Jane Wyman, que ganhou o Oscar.
16. Benny e Joon. Corações em conflito. Benny e Joon são irmãos. Ele, mais velho, toma conta dela. Joon se apaixona por Sam, e pela primeira vez Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la.
17. Bicho de Sete Cabeças. Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que o submete.
18. Blink - Num Piscar de Olhos. Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso.
19. Carne Trêmula. Um policial é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial.
20. Casamento Proibido.
Hedir, paraplégico desde os 15 anos, foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica em função de uma lei do Vaticano de 1084, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar.
21. Castelos de Gelo.
Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.
22. Cegos, Surdos e Loucos. Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem.
23. Como uma borboleta. Przemek teve paralisia cerebral ao nascer. Sua capacidade de comunicação ficou totalmente comprometida até que teve acesso à linguagem BLISS e revelou sua capacidade de expressão.
24. Dançando no Escuro. Uma imigrante tcheca leva uma vida dura trabalhando em uma usina nos EUA. Está perdendo a visão e tenta esconder isso. Seu filho é geneticamente condenado a também desenvolver a doença.
25. De Porta em Porta. Rapaz, que sofreu mal uso do fórceps no nascimento, topa trabalhar numa área em que vendedor algum teve resultado. Além do êxito, conquista destaque entre os vendedores. História verídica.
26. Desafio sem limites. Jogador de futebol americano fica cego. Um dentista paraplégico lhe propõe uma parceria: enfrentarem, juntos, um campeonato de canoagem. Baseado em fatos reais.
27. Desejos inconfessos. As pessoas portadoras de deficiência lutam para serem reconhecidas como pessoas aptas a explorar sua sexualidade e levar uma vida sexual ativa.
28. Desembucha. Engraçado e contundente retrato dos esforços de Jeff Shames para superar sua gagueira e a negação de seu pai.
29. Do Luto à Luta. As soluções para a inclusão de pessoas portadoras de Síndrome de Down na sociedade são mais simples do que se imagina.
30. Dr. Fantástico. Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico.
31. E aí meu Irmão, cadê você? Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego e um vendedor de bíblias com um só olho.
32. Encarando. O vizinho de uma jovem portadora de deficiência é obrigado a encarar seus sentimentos a respeito de um recente e fugaz encontro amoroso com ela.
33. Epidemia. Nos anos 50, na Dinamarca, milhares de pessoas foram infectadas pela poliomielite. Niels Frandsen procura as palavras e as imagens para um registro histórico e pessoal.
34. Escola para todos. Documentário sobre o problema do acesso à educação para crianças portadoras de deficiência na Rússia e a interação entre portadoras e não-portadoras de deficiência em uma escola inclusiva.
35. Eterno Amor. Mathilde tem deficiência física, em virtude de poliomelite adquirida na infância. Mas a deficiência nunca foi obstáculo para impedi-la de correr atrás de seu amor e conseguir o que deseja.
36. Experimentando a Vida. Molly McKay tem autismo. Com o fechamento da instituição onde vive, seu irmão, fica com sua guarda. Ele não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos, são como dois estranhos.
37. Feliz Aniversário Talidomida. Mat Fraser adquiriu deficiência devido ao uso de talidomida por sua mãe durante a gestação. No Brasil, Mat investiga o uso da droga e conhece mulheres que ainda a usam.

fonte: http://saede4sdr.blogspot.com.br/

Sugestões de filmes com temas abrangendo algum tipo de deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos