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segunda-feira, 21 de maio de 2012

BICHINHOS DO JARDIM

ENCONTREI ESTE PROJETO NA NET ACHEI MUITO INTERESSANTE, FÁCIL DE SER ADAPTADO TAMBÉM PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, LEMBRANDO QUE ESTE PROJETO É CONTEÚDO DO ENSINO REGULAR.
A DICA É USAR AS GRAVURAS E ATIVIDADES MAIS TÁTEIS COM MONTAGENS DE INSETOS USANDO TÉCNICAS DE ARTES,MAPAS CONCEITUAIS SIMPLES, CLASSIFICAÇÕES, SERIAÇÕES E OUTROS...

Projeto - Bichinhos de Jardim parte I

Neste trimestre, trabalhei com a minha turminha sobre os bichinhos de jardim.

A turminha tem 4 anos e 21 alunos, sendo 13 meninas e 8 meninos. Por serem tão pequenos, aprofundei o tema, mas de forma que ficasse fácil de entender.

Minha escola fica no interior, em meio a natureza verde e um espaço que propicia o trabalho com esta temática.


Na rodinha, contei a história "Confusão no Jardim", a partir daí, fizemos uma lista dos bichinhos que vivem em nosso jardim, o que sabemos sobre eles e o que ainda precisaríamos pesquisar para aprender.

Feita a listinha, fomos passear no jardim, assim poderíamos descobrir os bichinhos que deixamos de fora para depois, decidir se queríamos aprender sobre eles ou não.


Escolhi três grupos que seriam explorados.



  1. Insetos


  2. Aracnídeos


  3. Anelídeos

Criei uma apresentação em Power Point, para mostrar características destes bichinhos, assim poderíamos trabalhar com a classificação, conceito importante para aquisição de habilidades lógico matemáticas.



Após trabalhar as características básicas dos insetos as crianças escolheram um inseto para aprofundar o conhecimento a respeito. Ficaram entre a abelha e a borboleta, por fim, optaram pela borboleta.

Ganhamos 4 lagartas do maracujá. Saímos a procura de folhas de maracujá, pois descobrimos que cada lagartinha precisa de um tipo específico de folha e as nossas estavam com fome de folha de maracujá.

As crianças ficaram horas observando a lagartinha se mexer, comer, rastejar, descansar.

Todo dia, chegavam direto ao observatório para checar o que havia acontecido. Puderam acompanhar a transformação da lagarta em casulo e depois borboleta. Confesso que chorei.





Ao estudar a borboleta, descobrimos que muitos insetos são larvas ou lagartas antes de passar pela transformação final.









Quando chegou a vez dos aracnídeos, aprendemos muito sobre as aranhas, que atrairam a curiosidade da molecada, foi escolhida por unanimidade.
Partimos para o básico, com a finalidade de comparar os Aracnídeos com os Insetos.


Descobrimos que a Aranha não gruda em sua própria teia porque produz um líquido (um óleo), que lubrifica suas patinhas e faz com que escorregue, assim ela se locomove com facilidade enquanto cria uma armadilha para outros animais.

Em geral, aracnídeos são animais peçonhentos e considerados nojentos, mas são cuidadosos com sua cria. A mamãe escorpião, anda com seus filhotes nas costas, para protegê-los de outros animais.


A Dona Aranha faz uma OOTECA, que é uma camada de teia de aranha que guarda seus milhares de ovinhos no interior. Para protegê-los dos predadores, carrega para tudo que é lado.

Quando nascem, os aracnídeos já são pequenos filhotes, ao contrário dos insetos que nascem larvas ou lagartas que sofrem metamorfose, aracnídeos já nascem a cara da mamãe. Apesar de ser um inseto, a barata também protege sua cria em uma OOTECA, feita com o mesmo material da sua casca.
Por fim, aprendemos sobre a Minhoca que é um anelídeo. Foi um sucesso. Em breve coloco as atividades que realizamos que, infelizmente, esqueci de fotografar a maioria.













http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2011/06/projeto-bichinhos-de-jardim-parte-i.html

Projeto Bichinhos de Jardim - Parte II BORBOLETAS

Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim: “O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” Bom, se este era o segredo, o primeiro passo era deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montamos um cantinho verde, onde aprendemos sobre as flores e tudo o que elas precisam para sobreviver. Quando as lagartas vieram morar em nossos observatórios, já tinham um cantinho só delas.

Os potinhos estão em cima da mesa.PRIMEIRA PARTE - OVO DE BORBOLETA


Fomos passear no jardim com uma missão. Recolher folhas secas. A regra era esta: As folhas precisavam estar secas, podiam ser grandes, pequenas etc.

Cada criança poderia pegar quantas pudesse.

Na volta para a sala, colocamos as folhas na mesa, agora, era hora de comparar:



  1. Quais folhas se pareciam?


  2. Quais seriam da mesma árvore?


  3. Como poderíamos separar aquelas folhas em apenas dois grupo?


  4. Foram convidados a organizar da folha maior até a menor, depois o inverso.
    Depois de explorar, classificar e seriar, pegamos crepom para fazer algumas bolinhas que seriam os ovinhos, cada um escolheu a(s) folha(s) que mais gostou para ser o lar destes ovinhos. A regrinha para colar era no máximo 10 ovinhos por folha.

A LAGARTA - PARTE II


Fiz muitas bolinhas coloridas, novamente o objetivo era a classificação, elas variavam apenas em tamanho e cores, oferecendo duas possibilidades de agrupamento.

Após e exploração, fizemos uma colagem para formar a lagarta.

Faltou a foto do casulo. Feito com galho de árvore, lá e crepom. As crianças treinaram a motricidade fina ao massar o papel e enrolar o barbante.


A última parte foi uma atividade gráfica, onde as crianças usaram o carimbo das mãos, para dar forma a uma borboleta. Ficou um amor.


Depois das atividades completas as crianças trabalharam com ordenação, colocando em ordema linha do tempo da borboleta, que ficou assim:


Ganhamos uns rolos plásticos que seriam jogados fora, daí fizemos uma borboleta linda, espetamos em um palito de churrasco forrado para que a borboleta pudésse girar como se voasse.



Todo dia, a meninada chegava direto para conferir o que as lagartas estavam aprontando.

Elas comiam, comiam e comiam, depois de ficarem grandes e bem gordinhas, começaram a se pendurar e preparar o casulo. Coisa mais linda de ver.

Como o tempo aqui colaborou e nossa sala tem clima agradável, não demorou muito para elas começarem a sair do Casulo.

Assim que nasce, a asa da borboleta é frágil, ela não consegue voar e faz um esforço enorme. Fica algumas horas esperando a asinha secar. Neste tempo, eles ficaram olhando, aguardando e disputando um espaço para conseguir ver tudo de perto, nem lanchar eles não quiseram, para não perder nada.

Depois que ela começou o bater de asas e as primeiras tentativas de voar, levamos para o jardim, colocamos na árvore e aguardamos o momento de ela ganhar o mundo.


Trabalhei com a música "Borboletinha"
 Montei um teatro sobre o 'Nascimento da borboleta', onde as crianças dramatizaram todo o ciclo (ovo, lagarta, casulo e borboleta)
http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2011/06/projeto-bichinhos-de-jardim-parte-ii.html

Projeto Bichinhos de Jardim - Fichas de classificação

Fiz fichas de classificação, para que as crianças conseguissem agrupar por características de semelhança e diferenças, estes foram alguns animais que utilizei, tinham muitas outras.

É só imprimir, colocar em papel cartão e mãos a obra.









FONTE: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2011/06/projeto-bichinhos-de-jardim-fichas-de.html

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