PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

JOGOS EDUCATIVOS

Quadro Numérico

Faixa etária: a partir de 06 anos
Número de participantes: 02
Finalidade: trabalhar raciocínio, atenção e as operações: adição e subtração.
Materiais: E.V.A. em várias cores (para fazer o quadrado e as fichas de números).
REGRAS DO JOGO:
  • O adulto escolhe as bases para formar o quadrado, depois pede à criança que coloque o círculo com o número que represente a soma dos quadradinhos da base;
  • Pode ser feito o inverso: colocar 02 ou 03 bases e o círculo com o número. A criança deverá escolher as bases que contemplarão o quadrado de modo que a soma das estrelas corresponda ao número do círculo;
  • Da mesma forma, pode-se brincar com a subtração, retirando a base do quadrado.

BOLA AO CESTO

BOLA AO CESTO
Faixa etária: 5 a 6 anos
Finalidade: adição , contagem, anotação em placar, agrupamento
Material: 3 cestos ou baldes, 6 bolas (ex: 3 azuis e 3 vermelhas). Colocar a marcação dos pontos nos cestos (3, 4 e 5 pontos). Um componente de cada equipe Ficará responsável pela marcação dos pontos na tabela.
Número de jogadores: 6 crianças
REGRAS DO JOGO:
Dividir as turmas em 2 times, a uma distância de 1 metro dos cestos três crianças da mesma equipe arremessão, ao mesmo tempo as bolas aos cestos/baldes. O marcador deve junto com os colegas, somar os pontos feitos e marcar na tabela. BOLA FORA VALE 1 PONTO. Em seguida, a outra equipe faz o mesmo, até que todos participem. Após duas rodadas, ou a quantidade estipulada pelo mediador, as equipe devem contar os seus pontos. Para fazer os cálculos usaremos materiais concretos como palitos ou tampinhas, e marcarão na tabela o resultado total de todas as rodadas. Vence a equipe que fizer o maior número de pontos .

Esvaziar o saco

ESVAZIAR O SACO
Faixa etária: 4- 5 anos
Finalidade: Contagem, comparação, operação da subtração
Material: 6 saquinhos, tampinhas de garrafa e 1 ou 2 dados
Número de jogadores: 3 a 6 jogadores
REGRAS DO JOGO
  • Forme seis sacos com um número combinado de tampinhas em cada saco. Cada jogador lança o(s) dado (s) e vai retirando o número de tampinhas de acordo com o número sorteado no dado. Vence o jogo quem esvaziar o saco primeiro.

BINGO DE CONTAS

 

Faixa etária: a partir de 07 anos
Número de participantes: de 04 a 05
Finalidade: ajudar a criança a associar o numeral à quantidade, a realizar cálculos mentais e a perceber que operações deferentes podem levar a um mesmo resultado.
Materiais: Placas de papel cartão com as operações (adição e subtração) e 45 cartões menores com números de 0 a 18.
REGRAS DO JOGO:
  •  Distribuir as cartelas maiores entre as crianças;
  • Arrumar os cartões menores no centro da mesa com a face para baixo;
  • Um jogador escolhe um dos cartões menores e lê em voz alta;
  • Os outros participantes devem procurar em sua cartela a operação que corresponde aquele resultado; O primeiro que encontrar, marca um ponto, colocando o cartão menor sobre a operação;
  • Vence aquele que completar a cartela maior primeiro.

Jogo dos Carros

JOGO DOS CARROS
REGRA:
Cada jogador fica com um tabuleiro e 6 fichas ou bolinhas de E.V.A. Cada uma, na sua vez, joga o dado e conta as bolinhas. Em seguida, coloca uma ficha sobre o número correspondente ao que saiu no dado. Caso o jogador obtenha um resultado que já marcou, ele passa a vez. Ganha o jogo quem cobrir os números de todos os carros primeiro.

Quanto Tem?

Material: 1 Tabuleiro para cada criança com númerais de 1 a 9 e cartas de 1 a 9.
Número de jogadores: 2 a 4 .
Objetivo do jogo: Colocar a quantidade indicada na carta retirada.
REGRAS DO JOGO:
  • Entregar para cada criança 1 tabuleiro com números de 1 a 9.
  •  Em um saquinho a professora irá colocar 9 cartas numeradas de 1 a 9.
  • Cada jogador na sua vez retira uma carta e verifica o numeral, por exemplo: se tirou a carta 5, terá que colocar 5 cubinhos/tampinhas no número 5 do tabuleiro. Em seguida devolve a carta ao saquinho.
  • Quando for novamente a sua vez, a criança tira outra carta e coloca a quantidade de cubinhos correspondentes sobre o numeral. E assim por diante.
  • O professor(a) poderá estabelecer a qauntidade de rodadas a serem feitas. Estabelecidas as quantidades de rodadas, cada criança deverá fazer a contagem de seus pontos, vence quem tiver a mais pontos.

Jogo da Memória das Vogais



 Material: Figuras iniciadas por vogais maiúsculas/ minúsculas e/ou cursiva/bastão. As cartas devem ser feitas na cartolina ou papel cartão por ser mais resistente e contact para encapar.

Faixa etária: 3 e meio a 5 anos.
Finalidade: Reconhecer as vogais/associação das figuras com as vogais.
REGRAS DOS JOGO:
Cada jogador deve procurar o par (Vogal a Vogal/Figura a Figura/Vogal e figura,) para a primeira peça levantada. Encontrando o par, o jogador pega para si as duas peças e repete a jogada até não mais completar o par. Quem juntar mais peças ganha o jogo.

Jogo dos Vizinhos

Material: Tabuleiro; 20 fichas e 2 dados.
Número de jogadores: 2 a 5.
Objetivo do jogo: Cobrir os números do tabuleiro.
Trabalha: Operações matemática (soma e subtração); estimativa e cálculo mental.
REGRAS DO JOGO:
  • Dividir igualmente as fichas entre os jogadores. O primeiro a jogar lança os dois dados e tem que usar os dois números que saírem fazendo as duas operações (soma ou subtração) para chegar a um número do tabuleiro e cobri-lo com uma ficha. Se saírem 4 e 5, por exemplo, pode fazer (4 + 5 = 9 ou 5 – 4 = 1).
  • O próximo a jogar faz o mesmo procedimento e cobre outro número, desde que seja o vizinho a qualquer outro já coberto, em qualquer sentido (horizontal, vertical ou diagonal).
  • Quando um jogador não consegue chegar a um resultado que possa ser coberto passa a vez. Vence quem conseguir colocar todas as suas fichas no tabuleiro.

Trilha do Alfabeto


Material: 1 tabuleiro com uma trilha contendo as letras do alfabeto e algumas casas com tarefas do tipo: Quantas letras tem o seu nome? Acertou? Avance 2 casas; Fale uma palavra iniciada com a mesma letra do colega que está mais próximo de você. Acertou? Avance 1 casa. Marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet com o nome do jogador escrito em cima, 1 dado.
Finalidade: Chegar ao final da trilha cumprindo todas as tarefas.
Número de jogadores: 8 no máximo.
REGRA DO JOGO:
• Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
• O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará,correspondente ao número do dado.
• O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedor ajuda aos colegas.
• Quando cair na casa com tarefa, executa a tarefa solicitada.
• Vence que chegar ao final da trilha primeiro.

Soletrando

Finalidade: Formar e fazer análise grafofônicas de palavras.
Faixa etária: Crianças de 4 a 6 anos.
Material: Cartelas com figuras ampliadas e coladas em cartolino ou papel cartão, contact para plastificar as cartelas.
Números de participantes: 1 ou 2 crianças por cartela.
REGRAS DO JOGO:
Cada criança ou a dupla receberá uma cartela em tiras que deverão “montar” unindo-as formando assim uma palavra e uma figura.
Dica: Pode-se adaptar o jogo fazendo as cartelas usando fotos das crianças e escrevendo seus nomes abaixo, uma forma bem divertida para se trabalhar os nomes da turma.

Jogo da Pizza

 


Finalidade: Trabalhar adição e sequencia  numérica.
Material: 1 caixa de pizza limpa, 1 cartolina cortada em círculo, com o mesmo diâmetro da caixa de pizza e dividída em 6 ou 8 triângulos, E.V.A. nas cores branco: para fazer às rodelas da cebola, vermelho: para fazer as rodelas de tomate, verde ou preto: para fazer as azeitonas, verde: para fazer as folhas de manjericão e um dado (deve ter duas cores os números 1 e 4 vermelho e 2,3,5 e 6 azul)
Faixa etária: De 4 a 6 anos
Número de jogadores: de 6 a 8 jogadores
REGRAS DO JOGO:
  • Entregar para cada jogador uma “fatia” 
  • Um dado (deve ter duas cores os números 1 e 4 vermelho e 2,3,5 e 6 azul)
  • Cada jogador deverá colocar em sua “fatia” 2 rodelas de tomate, 2 rodelas de cebola, 1 azeitona e 1 folha de manjericão ou 2 azeitonas ou 2 folhas de manjericão, a proposta é que cada jogador complete sua fatia com 6 ingredientes.
  • Todos os jogadores devem lançar o dado e aquele que tirar o maior número inicia o jogo.
  • Os números azuis (dado tem os números indicados por 2 cores azul e vermelho) fazem colocar ingredientes na sua ”fatia” e os números vermelhos fazem o jogador retirar ingredientes já colocados na sua “fatia”. (Exemplo: se o dado indicar o número 1 (vermelho) o jogador deverá retirar algum ingrediente como 1 rodela de cebola, se indicar o número 3 (azul) ele deverá colocar 3 ingredientes.
  • Vence o jogo quem primeiro completar sua fatia com as quantidades de ingredientes existentes no jogo.

Um comentário:

  1. Também sou professora de AEE. Gostei muito de suas atividades. Com certeza me serão muito úteis.Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos